Meta lança o Threads, semelhante ao Twitter

Nova rede social atingiu a marca de 10 milhões de cadastros em sete horas após lançamento

Para concorrer com o Twitter, do multimilionário Elon Musk, a Meta, do magnata Mark Zuckerberg, lançou o Threads, nova rede social da empresa associada ao Instagram. A novidade é uma junção entre a plataforma de fotos e vídeos e o Twitter, com o mesmo número limite de caracteres, reportagens e feed. 

Aproximadamente 10 milhões de usuários se cadastraram na nova plataforma nas primeiras horas após o lançamento. Em uma conta rápida, dá cerca de 1.400 cadastros por hora. O aplicativo foi liberado para download na noite da última quarta-feira (5). 

“10 milhões de cadastros em sete horas”, comemorou Zuckerberg em sua nova rede social, postagem que resultou em milhares de respostas e mais de uma centena de curtidas. A nova rede social, já disponível no Brasil, pode ser acessada pelos aplicativos iOS e Android tanto via App Store quanto Play Store.

O grande número de seguidores logo nas primeiras horas após o lançamento é devido ao fato de a nova rede social estar conectada ao Instagram, também de propriedade da Meta, de Zuckerberg. Isso se deve a uma funcionalidade do Instagram que oferece ao usuário, assim que ele se cadastra no Threads, opção de “seguir” todas as pessoas que ele já segue nessa rede social.

Essa opção possibilita acessar a lista pronta de seguidores, que, claro, pode aumentar de acordo com a quantidade de seguidores que a pessoa tiver no Instagram que forem se cadastrando no Threads. Para o crescimento rápido da nova rede social, a Meta, assim, se beneficia de seus mais de 1 bilhão de seguidores no Instagram.

LUTA

O lançamento da nova rede social ocorre depois de Mark Zuckerberg e Elon Musk trocarem farpas por meses e até ameaçarem a realização de uma luta envolvendo artes marciais entre eles na vida real, que seria realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Depois de desafiado pelo dono do Twitter, da Tesla e da SpaceX para um “cage fight”, luta dentro de uma jaula, na tradução livre, nas redes sociais, o proprietário da Meta entrou em contato com Dana White, presidente do UFC (Ultimate Fighting Championship) com intenção de saber se Elon Musk falava sério. 

O dono do UFC, que organiza a principal competição de MMA, modalidade que envolve vários estilos e em que as lutas acontecem em octógonos parecidos com jaulas, confirmou que Musk estava preparado para o enfrentamento. Zuckerberg, então, postou em uma de suas redes sociais, o Instagram – ele também é dono do Facebook: “Me envie a localização”.

Musk, que nasceu em 28 de junho de 1971, tem 52 anos. Zuckerberg, de 14 de maio de 1984, tem 39. Conselheiros de ambos têm negociado para tornar possível o embate. A luta, entretanto, teria caráter de exibição.