Concurso Funai

Autorizados concursos para preenchimento de 600 vagas

Serão disponibilizados nos certames 502 cargos para a Funai e 98 para o Ministério do Meio Ambiente

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorizou a realização de concursos públicos para preencher 600 vagas no Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima e também na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).

Na publicação da portaria no DOU (Diário Oficial da União) consta que, no total, serão abertas 98 vagas para o quadro de pessoal do Ministério do Meio Ambiente, todas para o cargo de analista ambiental, e requer nível superior.

Para a Funai foram separadas 502 oportunidades, tanto para nível médio quanto para o superior. Para o primeiro haverá 152 vagas, todas para agente em indigenismo.

Para o nível superior estarão disponibilizadas no concurso pública 152 vagas para indigenista especializado, 31 para engenheiro agrônomo, 26 para administrador, 26 para antropólogo, 21 para assistente social, 24 para economista, 20 para engenheiro, 12 para contador, 12 para sociólogo e 10 para técnico em comunicação social.

A distribuição ainda contemplará bibliotecário e psicólogo, ambas funções com seis vagas; geógrafo, com quatro; técnico em assuntos educacionais e engenheiro florestal, ambos com duas vagas. Arquivista, arquiteto e estatístico contam com uma vaga cada.

A pasta de Meio Ambiente e a Funai ficaram responsáveis tanto pela publicação do edital quanto pela seleção. As provas deverão ser aplicadas com prazo de antecedência mínima de dois meses após a publicação dos editais. Caso isso não ocorra, as portarias perderão efeito, fazendo com que a dotação orçamentária para a realização dos concursos seja cancelada.

O prazo será de até seis meses para a publicação dos editais de abertura dos dois certames, a partir da publicação da portaria.

IBM

A IBM, empresa norte-americana do setor de informática, anunciou que irá paralisar a admissão de cerca de 7.800 trabalhadores. Segundo a empresa, esses profissionais ocupam postos que podem ser substituídos pela IA (Inteligência Artificial). Dentre os setores com risco de terem as contratações congeladas está o de RH (Recursos Humanos).

A empresa não informou se a paralisação já estava prevista no plano de colocar robôs nas vagas de seres humanos, mas no início do ano a companhia havia anunciado o desligamento de 4.000 funcionários, o que, na época, representava 15% dos empregados da IBM.

Os cortes de pessoal tiveram relação, segundo a IBM, com os resultados do balanço financeiro dos três últimos meses do ano passado, período em que a companhia teve o maior aumento anual de receita dos últimos dez anos, de aproximadamente US$ 60,5 bilhões no ano passado.

Legenda da foto: Das vagas à Funai, 152 são para agente em indigenismo, que requer nível médio

Crédito da foto: Group Publishing